Esmeralda Cor-de-Rosa na Marinha Grande

Carlos Reys lança o romance “Esmeralda Cor-de-Rosa”

De Jornal da Marinha Grande (Artigo de Adriano Paiva)

O conhecido artista plástico Carlos Reys, que nascido na Figueira da Foz virou marinhense, acaba de lançar um livro, ou melhor, um romance a que deu o nome de “Esmeralda Cor-de-Rosa” numa edição da Papiro Editora do Porto.

A apresentação pública do livro ocorreu no passado sábado, 19 de Novembro, no Museu Joaquim Correia onde o artista expõe também obras da sua autoria em desenho e pintura, denominada “Mulher, cavalo e árvore”, perante uma vasta plateia de amigos e amantes da sua obra plástica e ansiosos por descobrir a sua nova faceta de escritor e logo de romance.

Inaugurada que foi a exposição de pintura e desenho, com palavras de Sérgio Bento, Cidália Ferreira e do próprio autor, na sala da exposições do Museu, o cenário do lançamento do livro mudou para o espaço onde estão expostas as grandes obras escultóricas em gesso do professor Joaquim Correia, que dá o nome ao Museu, espaço magnífico para a realização de eventos culturais, onde se respira arte por todos os lados.
Cidália Ferreira, vereadora da Cultura do município marinhense, teceu rasgados elogios ao autor do livro, que teve o prazer de ler antecipadamente, o mesmo acontecendo a Sérgio Bento que fez referências peculiares à obra.

Por seu turno, Ana Reis, filha do autor, leu uma comunicação de Alice Marques. Depois foi o diálogo entre o autor e a plateia acerca da obra, não tão profunda como se esperava. E isto porque grande parte dos presentes não tinha lido o romance em questão. Lembramos que a primeira apresentação, através da Papiro Editora ocorreu em 22 De Outubro no Casino da Figueira da Foz. Mas, mesmo assim, foi um diálogo interessante que rematou com a declamação, por Ana Reis, do poema “Se” de Rudiard Kipling numa tradução de Felix Bermudes. O autor de “Esmeralda Cor-de-Rosa” que neste romance alude ao poema (e que na juventude o empolgou) fez questão de incorporar uma fotocópia nos exemplares autografados.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>